Repteis


Phrynocephalus

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhuVudAjwkZPqc5oY0lHRyJutXoM9kjzmNaA46yIWpAsWGk292Y7ouGT-DQNjQJrvpNwfREpb4aY2XqCDsSJr2q976WIVkNabqFKwuCtNb0_ArYF2S4GlY92O1YuoPGMTt3Edeo-4uQJzk/s1600/Phrynocephalus-.jpg
Phrynocephalus é um lagarto de médio porte do Agamidae família. O comprimento do corpo é8-11 cm, a cauda é aproximadamente igual ao comprimento do corpo. Habita as dunas de areiada Ásia Central e no Cazaquistão. A coloração deste lagarto não é muito brilhante - é de cor de areia, mas o seu comportamento é muito interessante. Ele é chamado de "farpado" por causa das dobras nos cantos da boca. Quando o lagarto tem medo, estas dobras são preenchidascom sangue e aumentar o seu tamanho. Agamas Sapo desdobrá-los longe de sempre. Mais frequentemente com a visão de um predador que se enterram na areia pelos movimentoslaterais do corpo durante um par de segundos.
Em contraste com a maioria dos lagartos, todos Āgamas sapo do género Phrynocephaluscomunicam um com o outro por meio de ondulação da cauda. Sapo barbudo agama tem um comportamento muito impressionante, especialmente os homens. Freqüentemente pela manhãum homem está de pé em um duna e girando sua cauda informar a todos que a área é ocupada. Depois rodou com sua cauda em um lugar, ele vai para outro. Com isso, ele está girando para direções diferentes, de modo que todos os concorrentes podem vê-lo. Às vezes, ele visita o território da fêmea. No território de um macho geralmente estão localizados 2-4 sites individuais de fêmeas e muitos sites individuais dos espécimes jovens. Fêmeas enrolar suas caudas com menos freqüência, e seus movimentos são menos diversificadas. Praticamente não existem encontros entre eles. 

Camaleão-de-jackson

http://defensoresdanatureza.com.br/wp-content/uploads/2011/05/CAMALE%C3%83O1.jpg
O Camaleão-de-jackson ou Chamaleo jacksonii (nome científico) pode chegar até 32 centímetros.Este réptil tem três chifres de até 5 centímetros, por isso que também é chamado de Camaleão de três chifres.Pode viver até 10 anos em cativeiro e 6 na natureza.Alimenta-se de insetos, aranhas e escorpiões.Vive em Madagáscar.Réptil de cara espinhosa, persegue as presas a uma velocidade tão baixa que a incrível rapidez do ataque final é uma surpresa explosiva.O camaleão supera as presas em esperteza, com uma mortal combinação da camuflagem fria e calculista, e um armamento sofisticado.O camaleão se aproxima das vítimas com um cuidado enorme.Ao se aproximar, os olhos travam na presa.Então, em um lampejo, ele solta a língua, sua arma secreta.

Diabo Espinhoso



Este é um pequeno réptil existente na Austrália cuja dieta consiste somente em formigas.
Apesar do seu nome, o diabo espinhoso não ultrapassa os 20 cm de comprimento. As fêmeas são maiores que os machos. A sua coloração, que eles próprios controlam, tal como o camaleão, varia entre o amarelo e o castanho escuro, conforme o tipo de solo e serve de camuflagem. Possui uma "falsa cabeça" atrás da verdadeira que utiliza para confundir os predadores. Possui espinhos cônicos por todo o corpo exceto na barriga onde são substituídos por protuberâncias.

Lagarto espinhoso do Texas

http://historiasnaturais.files.wordpress.com/2010/09/horntoadface1.jpg
O lagarto conhecido como “lagarto espinhoso do Texas” (Phrynosoma cornutum) (figura 1) é uma das 14 espécies de largatos espinhosos dos EUA, onde também é conhecido como “sapo espinhoso” apesar de, obviamente, não ser um sapo (esse é apenas um exemplo da confusão que os nomes comuns das espécies podem causar, mas isso fica pra outro post). Como vocês saberão lendo esse post, é um animal muito bem adaptado ao ambiente em que vive.
Essa espécie de lagarto alimentam-se apenas de insetos, sendo que cerca de 70% destes são formigas do gênero Pogonomyrmex. Essas formigas são conhecidas por possuírem um veneno muito forte, mas não causam nenhum perigo para o Phrynosoma cornutum, que as captura com a língua e as engole imediatamente. As formigas vão direto para a garganta do lagarto, onde há um tipo de muco que as imobilizam efetivamente. Dessa forma, o lagarto pode alimentar-se de várias dessas formigas por vez sem se machucar. O restante da dieta é complementa com gafanhotos, besouros e cupins. 

Lagarto-Tatu


Lagarto-tatu
Lagarto-tatu Cordylus cataphractus é uma espécie de lagarto pertencente ao gênero Cordylus, da família Cordylidae. Entre 15 e 20 centímetros de comprimento, esses lagartos habitam os desertos do sul da África, possuem escamas pontudas para proteção, são ovovivíparos e se alimentam principalmente de insetos. Vivem em pequenos grupos e hibernam durante o inverno.

Esse lagarto exibe características marcantes, como o cuidado com a prole, muito raro em répteis, mas a característica que lhe trouxe fama e o apelido de "lagarto-tatu" é o mecanismo de defesa no qual este lagarto morde a ponta da cauda e se enrola formando uma bola de escamas pontiagudas. Acredita-se que ele faça isso para proteger sua barriga desarmada dos predadores, um comportamento também observado em crustáceos como o tatuzinho e mamíferos como o tatu.

Dragão voador (Draco sp.)


Dragão voador (Draco sp.), estes lagartos parecem com dragões como os das mitologias, e realmente existem: encontrados na Ásia, possuem as "asas" (membranas cientificamente chamadas de patágio) que permitem que o animal consiga planar de um galho ao outro, escapando assim de predadores. Esses lagartos se alimentam de insetos, chegam a medir cerca de 20 cm e, apesar da cor forte e da crença de nativos dos locais ondem esses animais vivem, não são venenosos. As espécies mais conhecidas deste gênero são o 'D. volans' e o 'D. beccarii'

Lagarto-dragão-Australiano

http://fudindim.com.br/wp-content/uploads/2012/04/lagarto-dragao.jpg
Este incrível animal é o Lagarto-dragão-Australiano, Chlamydosaurus kingii é membro da família Agamidae. Eles habitam regiões tropicais de clima úmido, como o norte da Austrália e o sul da nova Guiné. Passam a maioria do seu tempo nas árvores e descem ao chão apenas para engajar conflitos ou buscar comida. Alimentam-se de insetos e de aracnídeos e também de pequenos vertebrados. Chamam a atenção pela extensão de sua pele, que suporta estruturas de cartilagem saindo da parte de traz da cabeça. Ao abri-la, eles parecem maiores do que são e utilizam isso para intimidar seus predadores. Na hora da conquista, essa tática também é válida. Esses lagartos são sexualmente dimórfos, pois os machos e as fêmeas têm a gola do pescoço diferentes. Quanto ao comprimento, os machos geralmente são maiores. As cores são as mesmas para ambos os sexos. Além de chamarem a atenção das fêmeas com a sua bela gola, os lagartos mordem uns aos outros para atraí-las. Elas depositam seus ovos em um ninho de 50 a 20 centímetros abaixo do solo em áreas ensolaradas, onde devem permanecer de dois a três meses.
0 comentários

Basilisco


basilisco (Basiliscus basiliscus) é uma espécie de lagarto da família Corytophanidae encontrado próximo a rios e lagos nas selvas das Américas central e do sul. Alimenta-se de insetos, ovos, flores e pequenos vertebrados como aves e peixes. Seu tempo de vida em cativeiro dura entre 7-8 anos, mas na natureza ele raramente vive tanto, pois possui muitos predadores naturais como aves de rapina, serpentes e mamíferos carnívoros. Possui normalmente 25 centímetros de comprimento, mas alguns indivíduos podem chegar a 75.
Sua característica mais famosa é a habilidade (compartilhada com os outros lagartos do gêneroBasiliscus) de correr sobre a água sem afundar. Habilidade que lhe rendeu o apelido em inglês de Jesus Christ lizard (lagarto Jesus Cristo). Essa habilidade incrível ocorre devido à anatomia das patas traseiras do lagarto, com seus dedos bem alongados e unidos uns aos outros por membranas de pele, para distribuir melhor o peso do animal. Quanto menor (e mais leve) o indivíduo, maior a distância percorrida sem afundar. Para um ser humano possuir essa mesma habilidade, precisaria correr a 104km/h.

Iguana


Iguana é um género de répteis da família Iguanidae, característico das zonas tropicais das Américas: América Central, norte do Brasil e região central do México.
O iguana da espécie Iguana iguana, também chamado de iguana-verde, é um dos répteis mais criados em cativeiro.
Têm hábitos arborícolas, isto é, vivem em árvores, podendo atingir 180 cm. Quando novos, os iguanas possuem uma coloração verde intensa, já quando maiores, apresentam, ao longo do corpo, listras escuras. A cauda de uma iguana possui dois terços do comprimento total do corpo. Iguanas podem ser criadas em terrário tropical húmido, por habitar florestas tropicais.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Muito Obrigado por Visitar o Blog

2

Espaço das Especies

1